quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A tradicional gastronomia japonesa??? Hummm..


Hoje falar em culinária japonesa não é mais algo tão distante de nossos paladares. Graças a imigração japonesa, podemos conhecer e saborear as delícias de sua gastronomia oriental.

Mas existe um problema que vem atingido não só o Brasil, mas vários países e pessoas estão experimentando uma falsa "comida japonesa".


Pois bem, estive semana passada em uma temakeria aqui de Curitiba, novinha em folha, recém inaugurada.Não pude deixar de ir experimentar o que ali falava-se em comida japonesa.

Decepção total! Meu pedido não foi nada de extraordinário, pedimos um "Salmão Dragon Picante"(Temaki de arroz japa, salmão, gergelim moido e pimenta) e "Sashimi Misto" ( Atum , salmão e peixe branco) mas deixei o peixe branco de lado e fui só nos meu preferidos.

Conversa vai, conversa vem e depois de algum tempo chega em nossa mesa um pedido,que até achei que o garçom tinha errado a mesa. Quando olho para o temaki, me surpriendi! Não passava de um cone de arroz, e bem lá escondido estava o salmão. Picante? Nada de pimenta. Ok, agora o pior da noite foi um simples sashimi, que em qualquer curso de "sushi man" sabe-se, ou melhor, deve-se saber a espessura certa do sashimi, não passava de um carpaccio de salmão. Desta vez fui uma cliente que costumo chamar chata, não reclamei mas não volto no local e nem indico, pois ali não existe comida japonesa.

Este fato é um tanto perturbador, pois as técnicas utilizadas, são passadas de pai para filho, uma tradição que fica na familia anos e anos. Depois do desastre total num restaurante badalado, fui correndo para uma feirinha gastronomica comer um sushi de verdade, preparado por um senhor japones de mão cheia! Simples assim.


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A Grécia e suas delícias do Mediterrâneo

A incrível e saudável culinária grega, de características mediterranêas, que divide semelhança com a gastronomia italiana, dos Balcãs, Turquia e Oriente Médio, traz ingredientes fundamentais como um bom azeite de oliva, balamata (azeitonas), grãos, pão e vinho. Entre os ingredientes típicos estão a carne de cordeiro ou de porco, peixes, queijo feta, folhas de uva, iogurte abobrinha e tomates. Os ingredientes predominantes nas sobremesas são o mel, as nozes alguns pratos utiliza-se massa folhada.

Entre os pratos mais conhecidos e que já podem ser consumidos em vários restaurantes, principalmente aqui no Brasil, está a salada grega, composta por tomate, pepinos, azeitonas e um bom queijo feta, tudo isso temperado com sal e um "belo" azeite de oliva!

Mas há também pratos de se estranhar, como a " Magiritsa" uma sopa tradional da páscoa que é feita com vísceras e engrossada com avgolemono(uma outra sopa feita de ovos, suco de limão e caldo de frango).
Os gregos comem bem até no seu "fast-food" (e que fast food heim!), são espetinhos de carne e vegetais grelhados.
A culinária mediterranêa é realmente rica em cores, sabores e nutrientes!

(Spanocovita - Massa folhada recheada com espinafre e queijo feta)

Viva o México!


Para quem pensa que comida mexicana é só nachos e muitos feijões, está completamente enganado.
A gastronomia mexicana, assim como todas as outras, desfruta o que sua natureza tem de melhor.
Com uma influência da culinária asteca, os mexicanos herdaram o milho como ingrediente indispensável em sua gastronomia. Além de nachos, os mexicanos fazem delícias como os traicionais burritos, o guacamole, as carnitas e as quesadillas.
Hoje pode-se encontrar a gastronomia mexicana de forma contemporânea, como quesadillas recheadas com flor de abobrinha. Experimente!


sexta-feira, 10 de setembro de 2010

PÃO, MANTEIGA & CIA !!!


Amanheceu!

Lembro com saudade da época em que, nas férias, visitava minha avó, em Santa Catarina.
Com a inocência de uma criança de seis anos, acordava e apenas pensava nas brincadeiras que viriam no transcorrer do dia.
Mas, inevitável não lembrar do cheirinho do café no ar!
O café da manhã era um momento especial, pois, sentados a mesa, os adultos contavam histórias e degustavam da mesa farta, onde os pães, quase sempre eram feitos em casa, bem como as geléias e as frutas, colhidas no pomar.
O tempo passa e deixa saudade!
Hoje, com a mudança do cotidiano e com a correria dos novos tempos, mal conseguimos "engolir" o famoso café da manha.
Para resolver tal problema, uma tradição já conhecida pelos paulistanos, foi descoberta pelo resto do país, não diferente aqui no sul.
As padarias, que antes, apenas vendiam o pão quentinho e o leite, hoje servem de ponto de encontro, logo cedo, para tentar resgatar o ambiente familiar do café da manhã.
Mesas colocadas ao redor de um buffet, coloridas com frutas e pães variados, sucos, frios, tortas, patês, geléias e o tradicional café com leite, estão à disposição, mas para isso, precisa-se dedicar algum tempinho, vale acordar mais cedo.
Caso, ainda assim, o tempo seja estreito, sentar-se ao balcão, e pedir a famosinha média(café com leite) e um pãozinho com manteiga, é opção não menos deliciosa, porém menos slow!
Há cafés para todos os gostos e bolsos.
Algumas padarias ou panificadoras, servem uma extensa carta de cafés, entre capuccinos e tradicionais, quentes ou gelados.
Ainda assim não deu tempo, para um slow food?

Prepare-se de véspera!
Deixe a mesa arrumada, pois carinho nunca é demais, deixando apenas o café, para ser preparado na hora.
Não consegue deixar a mesa arrumada porque chegou cansado ou está com preguiça?
Passe no supermercado, compre um sachê de café, já existente nos mercados, esquente a água e é só misturar....
Ainda assim, sem tempo para passar no supermercado?
Vasculhe os armários e a geladeira, pegue o que mais lhe agradar e coloque na bolsa!
Lembre-se, alimentar-se pela manhã, além de trazer satisfação, é uma refeição muito importante no seu dia!!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Assim, assado!!!


As saltenãs bolivianas, deliciosas e perfumadas, assadas e fantásticas, encontradas aqui em Curitiba, em uma feira gastronômica muito conhecida dos curitibanos, feitas por mãos de uma família boliviana muito simpática que contagia sua freguesia, são de encher os olhos e o paladar.
Com certeza parada obrigatória, todas a sextas na praça da Ucrânia.
Só cuidado para não se confundir e acabar comprando empanadas argentinas, saborosas também, porém feitas com uma massa diferente, em textura e paladar.
A saltenã boliviana do Seu Osvaldo é incomparavél! Experimente com a pimentinha caseira que harmoniza perfeitamente com o sabor adocicado da massa.
Bom apetite!