quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O ambiente mais gostoso da casa...


Devido alguns costumes adotados decorrente de paradigmas(não sei por que nem de onde veio), sempre que recebemos pessoas na nossa casa, pelo menos no primeiro dia, elas entram pela porta da frente e são recebidas na sala de estar!!!
Pois bem, depois de algum tempo amigos ou "agregados" vão acabar entrando pela porta da cozinha, que é onde todos sempre acabam se encontrando, trocando conversas , segredos e é lógico que, tudo isso sempre será acompanhado por alguma delícia, nem que seja um cafezinho feito na hora com um pedaço de bolo.
Pra mim, o melhor lugar da casa é sem dúvida alguma a cozinha.
Não sou muito favorável as cozinhas hiper modernas com tudo digital(se bem que são lindas mas muitas vezes não funcionais), de aspecto frio, sem personalidade e que nos parece estar em um flat.

Utilize toques rústicos, com moveis mais antigos, de personalidade, panelas penduras são sempre bem vindas e dão o toque da verdadeira cozinha de raiz, mais quente e acolhedora.
Tenho certeza, sua cozinha ficará mais animada e movimentada como nunca!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

REPRISE...


Uma das coisas mais maravilhosas da vida é a simplicidade.
O passeio ao Mercado Municipal de SP é uma tarefa das mais prazerosas.
Nada como passear pelas alemadas recheadas de barracas com a incrível diversidade de produtos gastronômicos.
Vou contar aqui um segredinho básico...Viro criança quando coloco meus pés nesse palácio de sabores.
Meus olhos se enchem de um colorido tamanho que no momento custo a decidir se levo o que tinha em mente ou deixo a imaginação me levar.
Essa conversa de que mortadela é coisa de pobre, de brega e de pessoas de mau gosto, não concordo mesmo.
Pessoas de gosto e paladar refinados, encontram nos sanduíches de mortadela do mercadão de SP a elegância e simplicidade unidas em um único produto.
Comer bem não significa pagar caro.
Comer bem não quer dizer passar fome diante de significados inexplicáveis de temperos ou mesmo cardápios indecifráveis.
Ser "Maria Vai Com as Outras" não é elegante.
Entender de mortadela não é pra qualquer um.
Famosa pela "falta de sofisticação", pouca gente sabe que esse tipo de embutido nasceu no império romano há mais de dois mil anos. Talvez por isso os italianos sejam os principais consumidores do embutido no mundo.
Chefs de cozinha elegeram o embutido como vedete da estação. Por conta disso, pratos elegantes estão surgindo, trazendo a mortadela como atração principal. Além de figurar nos cardápios dos principais restaurantes, este alimento já é tema de publicações especializadas e registra um consumo anual de cem mil toneladas no Brasil.
Redescobriram a mortadela e afirmam que a sua consistência macia e tempero suave podem incrementar as receitas. Sem dúvida uma boa notícia para quem está acostumado a comer o embutido dentro do pão. Ponto para a mortadela, que agora pode ser servida como entrada em qualquer jantar chique e que, com certeza, continua a ser vendida - com um pouco de limão - nos botecos.Derivaria da palavra latina "myrtata", que significa carne temperada com bagas da "mortella", planta de sabor resinoso; ou de "mortarium", vocábulo da mesma língua, almofariz empregado para amalgamar a carne. O escritor Plínio, o Velho, contou que Augusto, primeiro imperador romano, não passava sem mortadela. Sua despensa era abastecida regularmente com peças vindas de Bolonha.
Portanto meus amigos, chic tbm é entender de história, saber que não basta um fino guardanapo de linho ao colo, uma taça de Carmenère à mão e um prato de Foie Gras.
Um brinde à classe e elegância!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Abóbora cabotiá ou Kabocha

Com sabor excepcionalmente doce, de textura aveludada, a abóbora cabotiá sempre esteve como coadjuvante no preparo de pratos.
Há algum tempo, saindo da coxia, nossa atriz tomou o papel principal nos mais variados estilos de gastronomia. Rica em betacaroteno, vitamina C e potássio, excelente para recuperação de enfermos.
Por se tratar de sabor especial e delicado, a abóbora cabotiá é sempre bem vinda em qualquer época do ano, permitindo o uso de inúmeros temperos, queijos e diferentes tipos de carne.
No que se refere aos doces feitos com essa maravilha, lembramos imediatamente dos bolos tradicionais da fazenda, porém, não esquecendo dos folhados, em uma mistura deliciosa de mel e nozes.
Já para quando o inverno chegar, pensemos desde já nas musselines....
Melhor que isso?
Deguste com um belo vinho e excelente companhia!



terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Uma delicia árabe


Versátil e delicada, um dos pilares da gastronomia árabe, assim é a carne de carneiro.Pouco aceita pelo paladar brasileiro(!!!!!!!!), possui elevado valor nutritivo e é sem dúvida, fonte de calcio, ferro e fósforo.
Os temperos que vão do alho ao hortelã, passando por queijos defumados, são indispensáveis em algumas receitas.
Há quem prefira essa carne apenas preparada com sal grosso...mas prefiro com um pouco mais de tempero.
No momento de prepará-la, apenas uma dica: - Cuide com o excesso de alho, pois o mesmo costuma roubar a cena.
Depois de substituir secretamente a carne de cordeiro em algumas receitas, pude perceber a satisfação e a grande aceitação por parte das pessoas.
Experimente, usando a carne crua, moída de carneiro para fazer o tradicional kibbeh, ou kibe.
Não conte pra ninguém e surpreenda-se!!!!

. . .


Ci sono persone che amano
e dire a loro piace;
Ci sono persone che amano
e dicono di amare;
Ci sono persone che non dire nulla ...
Gli occhi ei gesti dicono tutto!