quinta-feira, 10 de junho de 2010

UM RISOTO PARA AQUECER NO FRIOZINHO

A gastronomia italiana me permite viajar todos os dias, dentro de um contexto atualizado, contemporâneo e de bom tom, sem me fazer esquecer as raízes da velha cozinha tradiconal de meus antepassados.

Muitas vezes, conversando com minha mãe, dona Terezinha, com a qual aprendi e tomei muito gosto pelos pratos de nossa família, pude perceber, que "vira e mexe" estamos cozinhando praticamente as mesmas coisas, mas, com roupagem nova.

Hoje ainda, comemos no almoço, a famosa polenta, com parmeggiano e língua, feita, cuidadosamente e carinhosamente, pelas mãos de minha mãe.
Hummmm...com um pedaço de pão e azeite extra virgem e para acompanhar, uma taça de vinho.
Tudo isso em excelente companhia!!!
Outra comidinha, que considero rápida e que sempre agrada a todos, é o famoso risoto, que por ser versátil, pode ser elaborado com inúmeros ingredientes, onde se permite a cada instante, inovações.

Mas, em se tratando de tradição, nada como os costumeiros risotos, alla fiorentina, alla milanese, piemontese e muitos outros, básicos e elaborados, deliciosos e inquestionáveis.

Usar sempre um bom arroz, arbóreo ou carnaroli, manteiga, cebola e vinho branco para a famosa base.

Calma, ainda dá tempo de programar o final de semana!!!
Telefone, reúna os amigos e a família e bom apetite!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários