sexta-feira, 31 de julho de 2009

YACON

Um dia desses, eu estava no supermercado, fazendo uma comprinha básica de frutas e verduras. Observei um cesto com essas "raízes".
Uma senhora japonesa, entusiasmada, escolhia as melhores e mais bonitas.
Não me contive e abordei a japonesa...
-Minha senhora, perguntei,... o que é isso?
Ela sorriu e me deu uma aula!!!!!!
Já tinha ouvido falar, já tinha visto, mas sinceramente, nunca tinha parado para prestar atenção nessa raiz tão diferente ao que se refere ao sabor.
Parece uma pera, com sabor de pera e melão. Crocante e suculenta.
Prepará-la crua ou cozida, mesmo assada é de sabor delicado e curioso.
Os benefícios que essa raiz oferece são ligados à diabetes e problemas hepáticos, mas tbm usado como antioxidante.

Calorias nesse "tubérculo"?...Pouquíssimas!!!!!
Tem como principal carboidrato os frutooligossacarídeos (FOS), que têm se destacado em vários estudos por exercerem atividade bifidogênica, isto é, estimulam o crescimento das bifidobactérias no intestino que protegem contra o efeito de bactérias invasivas e patogênicas.

O yacon é uma raiz tuberosa originária dos Andes que atualmente já é considerada um alimento nutracêutico. Cultivada e consumida desde os tempos pré-incas, desenvolve-se desde a Colômbia e Venezuela, até o noroeste da Argentina, em altitudes que vão de 2 a 3 mil metros. Na língua Quéchua, seu nome origina-se de "yacu e unu" , que significam "água" e de "yakku" que significa "aguado ou aquoso".

Uma dica: desidratado, vira um excelente chips para ser degustado como aperitivo.
Esse alimento já faz parte de minha rotina alimentar.

2 comentários:

  1. Super INTERESSANTE!
    Adorei o blog de vcs!
    Assim como as adoro!! rs

    Soninhaa eu quero no proximo evento algum prato com yacon, fiquei super curiosa e vou comprar para experimentar!

    Regina J.

    ResponderExcluir
  2. Adoro yacon geralmente consumo esa raiz organica e crua como se fosse uma maca"deliciosa"...As vezes uso yacon para adocar meu suco verde, a folha dessa raiz tambem e comestivel,alto teor de proteina :))

    ResponderExcluir

comentários