quinta-feira, 27 de maio de 2010

A COZINHA DA TOSCANA !!!


Foi nessa simpática região da Itália que nossos pracinhas lutaram na época da segunda guerra mundial, acordo feito com o presidente Getúlio Vargas e o governo americano.
Cidades como Firenze, Lucca, Siena e Pisa, são cartão de visita.
A imigração trouxe para nosso país, muitos italianos, que influenciaram a nossa cultura, inclusive na gastronomia.
A Toscana ajudou na formação de nosso paladar, acrescentando aromas e sabores de temperos do mediterrâneo, como o louro, alecrim e sálvia.
Carne de caça, como javali, faisão e a lebre, preparados com legumes e veduras.
cozinha da Toscana é simples e genuína, por isso tão apreciada pelo mundo todo.
Os protagonistas são o pão(sem sal, de sabores e formatos variados) e o azeite extra virgem, utilizado na preparação de praticamente todos os pratos toscanos.
A famosa bistecca alla fiorentina, é prato obrigatório a ser degustado!!!!
Pratos típicos da Toscana:
Fettuna(pão com alho e azeite, sal e pimenta, da regão de Chianti), Bruschetta(pão com tomatinhos, sal, pimenta, manjericão e azeite, preferencialmente da região de Chianti), Panzanella(com pepino, tomate maduro, cebola e manjericão, ão esquecendo de banhá-lo em muito azeite extra virgem), Crostinis(patês diversos, como o de fígado de frango e alcaparras).
A La Ribolitta é uma espécie de sopa feita com feijão, couve negra, tomate, espinafre, pão e costelinha de porco tudo temperado com azeite extra virgem, sal e pimenta.Na região da Toscana, no centro da Itália, os pratos são menos elaborados, mas muito saborosos. As carnes e presuntos defumados ou cozidos, mortadelas e salames fazem parte da mesa da região. Tortelloni, spaghetti e canelloni tb são típicos desta região.
Para sobremesa, tortas de limão e arroz, cobertas com caldas de frutas.
Para nós, os apreciadores da gastronomia genuína, basta fecharmos os olhos e nos transportarmos ao mundo gastronômico toscano para sentirmos os aromas, sabores e prazeres da boa mesa.
Conhecer a cozinha e a cultura, é uma forma antecipada de se conhecer um país.
Não esquecendo de uma bela taça de vinho Chianti clássico.
BeijOOsss


Um comentário:

  1. sonia & luiza , voces formam uma dupla de tirar o fôlego. acho que foi o melhor do blog

    ResponderExcluir

comentários