sábado, 15 de maio de 2010

Gastronomia de olhos abertos!


O mercado gastronômico vem crescendo significativamente nos últimos anos.
Este crescimento é decorrente a diversos fatores que influenciam para o desenvolvimento deste setor no mercado.
Um dos fatores relevantes é a associação que os consumidores tem de “turismo e gastronomia”. Cada vez mais vemos pacotes turísticos e propagandas de lugares e viagens onde sempre há indicação dos melhores bares e restaurantes, o famoso “comida, diversão e arte”. Este forte fluxo de pessoas buscando suas “férias dos sonhos” ou apenas a procura de um restaurante para ali encontrar conforto, uma boa comida e serviço, exige cada vez mais deste setor que não deve desapontar seus clientes.
O empresário ou empreendedor do ramo deve estar sempre atento às tendências de mercado, aos concorrentes, as carências dos consumidores e suas preferências, para que sua empresa seja bem aceita. Para que isto ocorra, a ligação “comerciante e consumidor” deve ser direta e estreita. Como dizia minha avó, pegar de jeito o namorado pela barriga, fazendo a comida que ele mais gosta, é quase isto, é “fisgar” os consumidores pelas suas emoções, vontades e sonhos.
Costumo chamar de “técnicas de venda” que vai desde as cores do cardápio e o seu conteúdo, até a proposta do estabelecimento e o uniforme dos funcionários. Tudo influencia para que a conquista e escolha do tipo de freguesia seja direta.
Outro fator que contribui para o sucesso de uma casa é o diferencial, ter um “chamariz”, algo que o cliente vá ao estabelecimento em busca deste produto ou serviço diferenciado, pode ser uma comida ou um couvert artístico. Devo ressaltar as crianças, atingindo e conquistando-as, automaticamente conquista-se os pais. Pratos específicos a elas por exemplo, fazem com que seus pais saiam para jantar e não se incomodem de procurar um lugar que sirva algo que não seja muito “estranho” para o paladar dos pequenos.
Hoje a diversidade de restaurantes, bares, estabelecimentos gastronômicos deve-se há um mercado consumidor exigente que vem crescendo, com isso contribui para a melhora e crescimento deste setor.

Luísa Fornasari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários