quarta-feira, 22 de setembro de 2010

A tradicional gastronomia japonesa??? Hummm..


Hoje falar em culinária japonesa não é mais algo tão distante de nossos paladares. Graças a imigração japonesa, podemos conhecer e saborear as delícias de sua gastronomia oriental.

Mas existe um problema que vem atingido não só o Brasil, mas vários países e pessoas estão experimentando uma falsa "comida japonesa".


Pois bem, estive semana passada em uma temakeria aqui de Curitiba, novinha em folha, recém inaugurada.Não pude deixar de ir experimentar o que ali falava-se em comida japonesa.

Decepção total! Meu pedido não foi nada de extraordinário, pedimos um "Salmão Dragon Picante"(Temaki de arroz japa, salmão, gergelim moido e pimenta) e "Sashimi Misto" ( Atum , salmão e peixe branco) mas deixei o peixe branco de lado e fui só nos meu preferidos.

Conversa vai, conversa vem e depois de algum tempo chega em nossa mesa um pedido,que até achei que o garçom tinha errado a mesa. Quando olho para o temaki, me surpriendi! Não passava de um cone de arroz, e bem lá escondido estava o salmão. Picante? Nada de pimenta. Ok, agora o pior da noite foi um simples sashimi, que em qualquer curso de "sushi man" sabe-se, ou melhor, deve-se saber a espessura certa do sashimi, não passava de um carpaccio de salmão. Desta vez fui uma cliente que costumo chamar chata, não reclamei mas não volto no local e nem indico, pois ali não existe comida japonesa.

Este fato é um tanto perturbador, pois as técnicas utilizadas, são passadas de pai para filho, uma tradição que fica na familia anos e anos. Depois do desastre total num restaurante badalado, fui correndo para uma feirinha gastronomica comer um sushi de verdade, preparado por um senhor japones de mão cheia! Simples assim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários