domingo, 19 de agosto de 2012

Por uma gastronomia possível

Mais do que nunca, a gastronomia tem evoluído concomitante à tecnologia. Isso tem contribuido para a evolução tanto dos pratos criados, como do aumento de oferta de emprego e a exigência por profissionais mais qualificados, assim oferencendo ao consumidor uma melhor qualidade de comida, resultando cada vez mais em um público mais exigente com o paladar mais "treinado".
Ok, mas até onde esse crescimento vai?
Até onde a comida deixa de ser comida para virar quase, ou melhor, para realmente virar um tipo de experimento científico?
 Não sou alguem que despreza a gastronomia molecular, muito pelo contrário, acho incrível o que muitos chefs tem feito mundo a fora com os insumos primários, tornando-os em algo extraordinário. Mas meu post é para uma gastronomia de alta qualidade mas que todos possam fazer, para se comer bem todo dia, em qualquer lugar sem o uso de maquinas especiais, ou ter em mãos sempre um nitrogênio líquido.
Essa semana passada vi pelo GNT o Olivier Anquier em Londres, ele foi participar de um "social club" é um tipo de organização que pessoas de vários lugares participam, funciona como um restaurante em casa, é cobrado por pessoa e lá e feito as mais diversas artes culinárias. Aliás isso poderia ter aqui no Brasil, se tem eu desconheço. Voltando ao assunto, pude perceber que no programa o Olivier inventou um tipo de marisco, que cresce dentro de um bambuzinho que os pescadores colocam na areia da praia para que estes entrem e fiquem presos lá por terem crescido, fantástico!
Ele preparou da seguinte maneira: Em uma frigideira colocou manteiga, depois acrescentou esses mariscos, colocou um pouco de vinho branco, temperou com sal, pimenta e coentro. Pronto!
Ta bom que o cara que estava com ele, o dona da casa e do evento do dia simplesmente fez coisas muito mais elaboradas e que na minha opnião foi muito melhor que o nosso lindo Olivier. But, o que quiz dizer é que pratos simples como este fazem a maior presença em qualquer lugar, e são simplesmente deliciosos.
Aqui o link para ver a receita:
http://gnt.globo.com/receitas/Marisco-ao-vinho-branco-feito-por-Olivier-Anquier.shtml

Para quem não conhece na foto estão os "mariscos canivetes".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários